Por Claudinei Nascimento | 05 agosto 2018

A Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (Funsai) está com inscrições abertas até 12 de agosto para o programa “Famílias Empreendedoras em Moda”.
Para participar, é necessário ter no mínimo 18 anos, prévio conhecimento na confecção de produtos artesanais ou de costura, necessidade de gerar ou complementar renda, disponibilidade para se dedicar às atividades semanais do grupo e desejo de empreender na área de confecção de acessórios de moda.

De acordo com a coordenadora do projeto Suellen Schimidt, os candidatos que atendem aos requisitos exigidos participam de palestra para apresentação do projeto e passam por uma entrevista. “Na última etapa, há uma avaliação prática, na qual é preciso produzir uma peça artesanal ou de costura”, acrescenta.

O projeto oferece materiais e equipamentos para a produção, todos doados pela comunidade, e dispõe de uma loja para a exposição dos produtos confeccionados (Rua Dom Luís Lasagna, 291, Ipiranga), realiza parcerias para que os alunos participem de eventos, os qualifica para a gestão de negócios e estimula o seu potencial criativo.

Aprendizado

Roseli Mendes Ogawa, 56 anos, é uma das beneficiadas pelo programa, no qual está desde 2015. Neste período, aprendeu conceitos como criação de marca e construção de um plano de negócios, aprendizado fundamental para que venha a empreender no segmento de encadernação e cartonagem. “Recebemos todo o suporte até que tenhamos condições de caminhar sozinhas como empreendedoras”, diz.

Já Miriam Aguilar conheceu o projeto há cerca de seis meses e já tinha a experiência de trabalhar com a filha em bazares e eventos para composição da renda familiar. “Mas aqui tenho reforçado ainda mais o aprendizado sobre empreendedorismo”, admite ela, especializada em peças de crochê. 

O projeto funciona no mesmo endereço da loja. Interessados em participar devem preencher formulário no site www.funsai.org.br/fem. Mais informações pelo telefone (11) 2063-4668 ou Facebook familiasempreendedorasemmoda.

Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.