Por Claudinei Nascimento | 08 junho 2018

Profissionais do Carnaval paulistano poderão participar de cursos de aperfeiçoamento e treinamentos gratuitos por meio do Programa Comunitário de Formação Profissional. Para viabilizá-lo, a Liga SP assinou no dia 5 de junho, na Fábrica do Samba I, parceria com o Senai São Paulo e Sebrae. 

O Programa tem como objetivo desenvolver o aprimoramento profissional, com o intuito de proporcionar conhecimento, técnica e maior geração de renda. Os cursos abrangerão aulas teóricas e práticas de Corte, Modelagem e Costura Reta (associados às fantasias) e Soldagem, Marcenaria e Segurança do Trabalho (alegorias). 

A parceria prevê também consultoria na área de Sustentabilidade e Cuidados com o Meio Ambiente, por meio do aperfeiçoamento e tratamento do EPS (isopor) gerado pelas escolas de samba. 

A expectativa inicial é beneficiar cerca de 300 pessoas das comunidades carnavalescas, entre adolescentes e adultos. Para o presidente da Liga SP, Paulo Sérgio Ferreira, o crescimento do Carnaval tem sido notório e é necessário se preparar na parte estrutural. “Com os cursos de elementos alegóricos e fantasias, estamos dando um passo à frente na modernidade”, afirma. As aulas devem começar em julho e serão ministradas por professores do Senai, na Fábrica do Samba II  (antiga Fupe), na unidade móvel do Senai dentro das comunidades e nas próprias escolas associadas  à Liga SP.

Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.