Por Claudinei Nascimento | 08 junho 2018

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) está com inscrições abertas, até 19 de junho, para 21.650 vagas do vestibular do segundo semestre de 2018, destinadas a 124 polos localizados em municípios da Grande São Paulo e Interior do Estado. 

Os candidatos podem optar pelos cursos gratuitos de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação, Matemática, Pedagogia e Tecnologia em Gestão Pública.

Destaque para Guarulhos e Mauá, que oferecem duas mil vagas, seguidos por São Vicente, com mil oportunidades. Outras 35 cidades oferecem 200 vagas, como Campinas, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Osasco, Piracicaba, Araraquara, Itapevi, Presidente Prudente e Itapecerica da Serra. 
Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nele, estudantes assistem a videoaulas, acessam o material didático, bibliotecas digitais e tiram dúvidas do conteúdo com tutores. 

Já nos polos, eles contam com computadores, impressoras e acesso à internet, realizam atividades como provas e discussões em grupo, solicitam serviços de secretaria acadêmica e esclarecem dúvidas. 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.vunesp.com.br  e a taxa de participação custa R$ 45,00. A prova está prevista para o dia 8 de julho, às 14h. 

Expansão e qualidade

A pedagoga Fernanda Gouveia assumiu a gestão da Univesp em maio, com a missão de expandir o ensino superior a distância no Estado. “Prova disso são as mais de 20 mil vagas oferecidas que se somarão às 30 mil já existentes”, afirma. 

Aliado a essa expansão, vem o desafio de garantir a qualidade pedagógica estabelecida por meio de parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza. Algumas estratégias já vêm sendo desenvolvidas neste sentido. “A partir desse semestre, queremos colocar um tutor em cada polo, permitindo que os alunos tirem as dúvidas presencialmente”, finaliza Fernanda.
Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.