Por Redação | 09 maio 2018

Se vestir corretamente para uma entrevista de emprego - CLIQUE AQUI e acesse o post sobre o assunto -, é um fator importante para causar uma primeira impressão, mas manter este bom sentimento no entrevistador é também um GRANDE DESAFIO. 

Durante uma entrevista de emprego é comum que fiquemos nervosos e que o nosso corpo reaja de acordo com o nosso estado emocional. É comprovado cientificamente que a linguagem corporal (reações que o nosso corpo tem durante emoções) manda sinais captados pela pessoa que está ouvindo. 

A primeira etapa para que a sua linguagem corporal seja adequada é ter calma, usar a respiração ao seu favor e ter controle de seus pensamentos e consecutivamente do seu corpo. Após este momento siga estas 10 importantes dicas: 

#1 Cuidado com a postura da coluna 


Preste atenção como você posiciona a sua coluna em uma cadeira. Sempre estufe o peito e mantenha-se reto. Esta postura mostra confiança e que você está se importando com o processo seletivo. 

#2 Aperte as mãos com um sorriso 

O ato de apertar as mãos de alguém é uma cordialidade, mas acompanhado com um leve sorriso faz com que o entrevistador crie um vínculo automaticamente com você. 

#3 Evite apertar as mãos com a palma para baixo

Na hora de cumprimentar o entrevistador a sua mão deve está de maneira indicativa, e não para a palma para baixo. 

#4 Contato visual na hora certa

Olhar para a pessoa que está te entrevistando mostra interesse e atenção, mas, faça o contato visual de maneira moderada. 

#5 Evite fazer caretas e muitas expressões 

É comum termos várias expressões quando as pessoas falam algo que é do nosso agrado ou não. Mas, na hora de uma entrevista é importante se mostrar confiante, por isso, a melhor opção é uma expressão neutra e reagir com um leve sorriso, caso haja algum momento descontraído. 

#6 Não roa unha e nem balance as pernas


Estes são os dois maiores sinais de nervosismo em uma pessoa. Por isso, tente se controlar para que estes gestos não apareçam durante a sua entrevista, afinal, é ruim para você e o entrevistador. 

#7 Não cruze os braços durante a entrevista 

Braços cruzados significam negação, por isso, não cruze os braços enquanto o entrevistador conversa com você. Inconscientemente ele pode achar que você está mostrando alguma negação, destruindo um vinculo. 

Estas dicas podem te ajudar ainda mais a conseguir o tão sonhado emprego, então agora é colocar em prática e mostrar confiança e que você está preparado para o cargo que está se candidatando.

Boa sorte =) 

Redação
Equipe de jornalistas do jornal “O Amarelinho”.