Por Claudinei Nascimento | 13 abril 2018

Quem fala bem, convence. E quem convence, vende melhor a sua imagem. A partir de ideias como essa, o publicitário e especialista em comunicação verbal Abel Ribeiro vai ministrar a palestra gratuita “Reinventando a Comunicação para se Tornar uma Referência na Carreira” no jornal O Amarelinho. O evento acontece no dia 24 de abril, terça-feira, das 10h às 12h, na Avenida Pedroso de Morais, 2.160, Alto de Pinheiros, próxima ao Metrô Faria Lima e Estação de Trem Cidade Universitária. A pré-inscrição pode ser feita no link http://oamarelinho.com.br/capacita até as 15h de 23 de abril.

A comunicação será tratada como diferencial para aqueles que querem se destacar na busca por uma vaga no mercado de trabalho, seja nas entrevistas ou dinâmicas de grupo. Nessa hora, é bom adotar o que Ribeiro chama de princípio da razoabilidade. “Somos avaliados primeiramente pela comunicação que praticamos e o recrutador vai observar o candidato como uma ameaça ou oportunidade nos primeiros oito segundos de conversa. É preciso demonstrar equilíbrio e serenidade ao se expressar. Não se calar, nem falar demais”, diz. 

Na ocasião, o palestrante vai discorrer sobre diversos tópicos, entre eles como oralizar um tema com mais relevância, como se blindar dos erros de português, marketing pessoal dos grandes líderes, pronúncias e gestuais plenos para conquistar admiradores e o mantra do comunicador carismático. “Este mantra é definido por seis Cs. O primeiro é confiável e dará a credibilidade para os demais, que são conteúdo, convicto, comando, conciso e contagiante. Eles obedecem a uma sequência lógica e desmembrarei cada um deles na palestra”, promete. 

Segundo Ribeiro, falar em público é o segundo maior medo da humanidade e enxergado como uma ameaça pelas pessoas normais. “Porém é o caminho para os que buscam se tornar uma referência na carreira”, afirma ele, para quem é possível desenvolver a competência da boa comunicação em todas as esferas da vida. "Nelas, há espaço para a convicção, nunca para a indecisão", finaliza.

Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.