Por Claudinei Nascimento | 15 abril 2018

O Núcleo de Consciência Negra (NCN) da Universidade de São Paulo está com inscrições abertas para 60 vagas no Curso de Iniciação à Matemática, voltado para candidatos a partir dos 15 anos e preferencialmente de baixa renda.

O curso aborda os conteúdos do ensino fundamental mais utilizados no dia-a-dia. O propósito é que os alunos possam entender os conceitos da disciplina, incluindo operações básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão), números naturais, inteiros (negativos), frações e números decimais, além de potenciação e radiciação (raiz quadrada). 

Apesar de ter como foco principal a iniciação dos alunos na Linguagem Matemática, o curso também pode auxiliar estudantes que estão se preparando para o vestibular ou concurso público de nível fundamental. “Para isso, eles são estimulados a estabelecer uma dinâmica de estudos para melhor absorção do aprendizado”, diz Leonardo Ramos Pereira,um dos idealizadores do curso, ao lado de Aroldo Adler Argolo Alves. 

As aulas serão realizadas aos sábados, das 13h às 17h, de 5 de maio a 6 de outubro. Nesses cinco meses, é cobrada somente uma taxa de R$ 50,00, para cobrir custos com apostila e outros materiais didáticos. Cinco professores voluntários se revezam para ministrar aulas e desenvolver outras atividades, como as correções das tarefas e esclarecimento de dúvidas.

As inscrições são por ordem de chegada e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no NCN (Avenida Professor Mello Moraes, travessa 8, número 140, Cidade Universitária, Butantã, antigo IEB) ou on-line. Neste caso, basta preencher a ficha de inscrição virtual no link bit.ly/inscrever_cursomatematica e enviar, por e-mail, um comprovante de pagamento da taxa de inscrição, por meio de depósito no Banco Santander, agência 0658, conta poupança 60003069-9. A inscrição é concluída após o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa. 

Mais informações pelo site www.ncn.org.br, e-mail: cursomatematica@ncn.org.br, telefone 3091-4291 ou Facebook: https://www.facebook.com/cursodeiniciacaoamatematica.
Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.