Por Kazuhiro Kurita | 15 abril 2018

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) lançou edital de concurso público para o Curso de Aprendizagem Industrial – Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica que mantém em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). Podem se candidatar às 34 vagas, para alunos aprendizes, jovens de 17 a 22 anos até o começo das aulas, previsto para 18 de julho. 

O interessado deve ter ensino médio completo e as inscrições poderão ser feitas até 23 de abril no site da RBO Serviços Públicos (www.rboconcursos.com.br). Depois de preencher o formulário, o candidato deverá imprimir o boleto da taxa de inscrição no valor de R$ 15,70 e fazer o pagamento em qualquer agência bancária. 

O diretor geral do Centro de Formação, Wilson Bezerra Sanches, adianta que os classificados no processo seletivo são contratados pela CPTM, sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No primeiro ano de curso, o aluno receberá um salário mínimo e a partir do segundo, sua remuneração será de um salário mínimo e meio. Também terá direito a todos os benefícios dos funcionários da empresa, como vale-refeição, vale-alimentação, vale-transporte e convênios médico e odontológico, entre outros.

Além disso, depois de formados, podem ser contratados ou fazer parte do cadastro reserva por um ano, renovável por mais 12 meses. “Em média, o índice de efetivação na maioria dos cursos é de 90%”, informa o diretor geral, acrescentando que a disputa é bastante acirrada, chegando a 15 candidatos por vaga. 

O curso tem duração de dois anos e compreende as fases Escolar de Formação no Senai Mariano Ferraz, na Vila Leopoldina, e Prática Profissional Supervisionada, na CPTM, na Vila Anastácio. A aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.Segundo Sanches, o objetivo da formação é habilitar profissionais na instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de baixa tensão, segundo as normas técnicas de qualidade, saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente. 

A prova de conhecimentos teóricos engloba Língua Portuguesa, Matemática e atualidades. Ela será realizada no dia 13 de maio, domingo, e os locais e o horário serão divulgados a partir do dia 4 de maio no site da RBO.

Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.