Por Kazuhiro Kurita | 08 abril 2018

O Departamento de Ensino e Cultura do Exército Brasileiro está com 1.010 vagas para as áreas Geral e Aviação, sendo 910 reservadas a homens e 100 para mulheres, 30 para o setor de Música e 60 para Saúde. Para participar da seleção, os interessados devem ter entre 17 e 24 anos (Geral e Aviação) e até 26 anos nas áreas de Saúde e Música, além de ensino médio concluído e altura mínima de 1,60m (homem) e 1,55m (mulher). 

As inscrições podem ser feitas até 20 de abril no site do Exército (www.esa.ensino.eb.br). O valor da taxa é de R$ 95,00.

As oportunidades para o curso de formação nas áreas Geral e Aviação são para especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação - Manutenção.

As 30 vagas para alunos músicos são para os instrumentos de clarineta, fagote em dó/ contrafagote em dó, flauta em dó/flautim em dó, oboé em dó/corne-inglês, saxhorne, saxofone, tuba, tímpanos, bombo, pratos, tarol e caixa surda, trombone tenor/trombone baixo, trompa e trompete/cornetim/flueghorne. E, por último, o Curso de Formação de Sargentos da Saúde formará técnicos de enfermagem.

Durante o curso, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistências médica, odontológica e psicológica. Depois da formação, o aprovado é declarado terceiro-sargento e receberá remuneração de R$ 3.825,00.

Foto: Exército Brasileiro

Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.