Por Kazuhiro Kurita | 16 março 2018

Coordenado pela Fundação Vunesp, o concurso é para a carreira de Soldado PM de 2ª Classe do Quadro de Praças da Polícia Militar. A função exige formação em ensino médio, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no mínimo em categoria B, idade entre 17 e 30 anos e altura de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres. O salário inicial é de R$ 3.049,41.

As inscrições devem ser feitas através do site www.vunesp.com.br de 22 de março até 19 de abril. O valor da taxa é de R$ 50,00. O candidato deverá optar pela cidade onde pretende fazer o exame, escolhendo entre Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

A avaliação será composta de prova objetiva, redação, exames de aptidão física e de saúde, testes psicológicos, avaliação da conduta social e
análise de documentos. A prova objetiva e a redação terão duração de quatro horas e serão aplicadas no dia 3 de junho de 2018, no período da tarde, em horário e local que serão divulgadas no site da Vunesp. Segundo o edital, os 18 mil melhores classificados seguirão para as demais etapas do concurso.

 

Policiamento ostensivo

A prova objetiva terá 60 questões de múltipla escolha, sendo Língua Portuguesa (18), Matemática (12), conhecimentos gerais (14), noções básicas de informática (8) e noções de Administração Pública (8).

Os aprovados e convocados atuarão no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei, nas diversas formas de policiamento. Estas ações devem primar pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade.

Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.