Por Claudinei Nascimento | 14 fevereiro 2018

A Polícia Civil anunciou a abertura de concurso que vai selecionar 76 vagas para o cargo de delegado de polícia substituto, em Minas Gerais, sendo 10% delas reservadas às pessoas com deficiência. Para se candidatar, é necessário ter bacharelado em Direito. As inscrições deverão ser feitas entre 16 de abril e 15 de maio, no site www.fumarc.com.br/concursos. A taxa de participação será R$ 212,00.  

A prova objetiva deverá ser aplicada em 17 de junho, com 70 questões, envolvendo Direito Administrativo (10), Direito Civil (10), Direito Constitucional (10), Direito Penal (10), Direito Processual Penal (10), Direitos Humanos (5), Medicina Legal (10) e Noções de Criminologia (5). Os classificados na etapa inicial passam ainda por uma avaliações dissertativa, oral e psicológica, exames biomédicos e biofísicos, provas de títulos e investigação social.  
 O concurso terá validade por dois anos a partir da homologação do resultado, prazo prorrogável pelo mesmo período
Os aprovados em todas as fases receberão salário de R$ 11.475,57 e, inicialmente, participarão do Curso de Formação Técnico-Profissional da Academia de Polícia de Minas Gerais. Finalizada esta capacitação, serão designados para atuar em unidades policiais das delegacias regionais de Polícia Civil do Interior do Estado.  

O concurso terá validade por dois anos a partir da homologação do resultado, prazo prorrogável pelo mesmo período. Candidatos desempregados ou que comprovarem não ter condições financeiras pode solicitar isenção do pagamento, conforme orientações de edital disponível no mesmo site onde serão feitas as inscrições.

 
Claudinei Nascimento
é editor do jornal “O Amarelinho”, formado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação e Marketing pela Faculdade Cásper Líbero.