Por Kazuhiro Kurita | 24 setembro 2017

O Ampliar, programa de responsabilidade social do Secovi - Sindicato da Habitação está com 92 vagas abertas para cursos profissionalizantes.

Elas estão distribuídas entre Assistente Administrativo, Auxiliar de Escritório, Recepcionista, Assistente de Cabeleireiro e Manicure. As aulas serão ministradas somente na unidade Brigadeiro, na cidade de São Paulo.

Os cursos são divididos em duas turmas, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h40 e das 13h30 às 16h40, com exceção de Manicure, ministrado em dois dias da semana, no período da manhã. Este módulo é dirigido a pessoas de 18 a 30 anos e tem duração de 45 horas.

Segundo Margareth Oliveira, coordenadora de responsabilidade social da instituição, ele tem a peculiaridade de ser frequentado por profissionais que buscam uma maior capacitação e o diploma fornecido pelo Ampliar. “Como os candidatos já estão em atividade, as 12 vagas demoram um pouco a ser preenchidas”, explica.

Certificados do Senai
Com 160 horas de duração, o curso de Assistente Administrativo, com 32 oportunidades, é um dos mais procurados. Podem se inscrever jovens de 16 a 24 anos para esta que será a última turma do ano, com previsão de início em 26 de setembro. Assim como o de Recepcionista, que oferece 12 vagas para quem tem entre 14 e 24 anos, com 40 horas/aula e duas turmas, com previsão de início para 5 de outubro e 17 de novembro, ele dá direito à certificação pelo Senai.

Margareth Oliveira
Margareth Oliveira (Foto: Kazuhiro Kurita)
Para se formar como auxiliar de escritório, o interessado de 14 a 24 anos ainda tem três oportunidades neste segundo semestre, com cursos que devem começar em 26 de outubro, 7 e 12 de dezembro, com 40 horas de duração cada. Os candidatos a Assistente de Cabeleireiro precisam ter idade entre 18 a 28 anos. Com 180 horas de duração, este módulo prepara o aluno para atuar em salões de beleza ou a empreender. “A maioria passa a trabalhar em casa”, diz Margareth, dizendo que uma parceria com o Hospital São Paulo propicia o estágio, com os alunos atendendo a pacientes da instituição.

Aprendizado prático
Segundo a coordenadora, todos os cursos são informatizados e os alunos aprendem na prática cada profissão. “Com alto índice de aceitação no mercado formal de trabalho, o Ampliar já serviu de ponte de emprego para cerca de 70% dos mais de 54 mil formados em 27 anos de atividades”, afirma.

Esta é a esperança de Marcos Vinícius da Silva, de 17 anos. Ele está no terceiro ano do ensino médio e faz o curso de Assistente Administrativo. “Fiz a opção de estudar à noite no ensino público para poder fazer um curso profissionalizante na área que gosto e pretendo seguir carreira. Estou há dois meses assistindo às aulas no Ampliar e aprendendo técnicas administrativas e postura comportamental, de como me vestir, cumprir regras e horários, respeitar colegas e trabalhar em equipe, entre outras atitudes”, garante.

O candidato deve ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 2.811,00) e estar cursando ou ter concluído o ensino regular. As matrículas podem ser feitas pessoalmente na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2.344, 8º andar, esquina com a Paulista, em São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O interessado deve levar cópias do RG, CPF, de comprovantes de residência, escolaridade e renda familiar. O prazo de inscrição varia de acordo com o início de cada curso e, se as vagas estiverem preenchidas, é possível fazer o cadastro prévio para a próxima turma.
Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.