Por | 13 janeiro 2017

O Projeto Famílias Empreendedoras em Moda da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga (FUNSAI) funciona como uma incubadora gratuita de artesãos com objetivo de se tornarem empreendedores. Mais que isso, disponibiliza espaços para produção, com mobiliário, equipamento e tecidos doados, além de uma sala exclusiva para exposição das peças produzidas pelos participantes.

Segundo a coordenadora Suellen Schmidt, os interessados em participar do programa podem preencher o formulário de interesse durante o ano todo, mas as seleções principais acontecem em fevereiro e agosto. Para se candidatar, a pessoa precisa saber confeccionar peças artesanais ou acessórios de moda, ter disponibilidade para se dedicar às atividades semanais do projeto, necessidade de gerar ou complementar renda familiar, gostar de trabalhos em grupo e ter como meta se tornar um empreendedor. “A maior dificuldade é a gestão de negócios. Por isso, oferecemos uma mentoria individualizada e em grupo com a mestre em Comunicação Social Luísa Helena Alves da Silva”, diz Suellen. 

Isabel, Laís, Suellen e Maria Aparecida discutem novo projeto no ateliê
Isabel, Laís, Suellen e Maria Aparecida discutem novo projeto no ateliê (Foto: Kazuhiro Kurita)
O projeto começou em 2011, mas há 10 meses passou a ter a configuração atual de ateliê e incubadora, de onde a pessoa só sai quando se sente preparada para empreender. Maria Aparecida de Souza, Isabel Maria de Sousa e Laís Perez Ferreira fazem parte desta nova fase do projeto desde seu início. Elas já confeccionam peças há algum tempo e têm em comum o sonho de abrir um negócio promissor. “Coisinhas de Maria” é a grife de moda cozinha de Maria Aparecida, “PZ” é a marca das peças de dança do ventre e bolsas de couro de Laís e as bolsas e os calçados femininos de Isabel levam o nome de “Honória Fialho”. 

Quem tiver interesse em se juntar ao grupo, pode preencher a ficha de interesse no site www.funsai.org.br/fem/ ou na sede da FUNSAI, localizada na Rua Arcipreste Andrada, 503, 1º andar, Ipiranga, de segunda a sexta, das 9h às 11h ou das 13h30 às 16h. Mais informações pelos telefones 3388-5600 e 2063-6072.
Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.