Página inicial > Notícias > USP está com inscrições abertas em curso gratuito
Alunos do Redigir durante formatura no primeiro semestre | Foto: Divulgação
publicado em 16/07/2017
USP está com inscrições abertas em curso gratuito
A Escola de Comunicações e Artes da USP oferece aulas para a comunicação cotidiana ser mais eficiente.
O Projeto Redigir, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas para o curso de Comunicação e Cidadania com ferramentas da Língua Portuguesa. Em um semestre, os educandos aprenderão conceitos de gramática e redação, além de debater sobre temas atuais. O objetivo é tornar a comunicação cotidiana dos alunos mais eficiente. Os encontros acontecem toda semana na própria universidade.

O curso é dirigido para jovens e adultos de 16 anos ou mais, com ensino fundamental no mínimo e que não tenham estudado em universidades públicas. Para participar, os interessados devem comparecer à ECA e preencher uma ficha de inscrição. Os candidatos serão selecionados com base em uma avaliação global e não somente por meio de critérios socioeconômicos. O resultado será divulgado em meados de agosto, quando também se iniciam as aulas.

Educandos e educadores festejam formatura
Educandos e educadores festejam formatura (Foto: Divulgação)
Segundo a aluna do 4º ano de Jornalismo, Joana Darc Leal, o Redigir é um projeto de extensão da USP criado há 18 anos por alunos da graduação em Jornalismo da ECA. No início, era direcionado às formalidades da Língua Portuguesa e à redação para o vestibular. Atualmente, alunos voluntários de diversos cursos e unidades da USP atuam como professores e o enfoque é a comunicabilidade e a compreensão da língua como um mecanismo vivo. 

O projeto tem como responsável o professor Thiago Salla e apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, além de contar com o voluntariado de diversos educadores. 

As inscrições podem ser feitas nos dias 21, 22, 28 e 29 de julho. Às sextas, o atendimento é das 9h às 14h e das 18h às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h, no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP (Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, bloco 2, sala 13). Na ocasião, o candidato deve apresentar cópias de RG, comprovante de renda de todos os familiares e escolaridade do último nível cursado. 

 
Kazuhiro Kurita
é editor da Flamboyant Comunicações, formado em Publicidade e Propaganda e Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero.
Gostou da matéria? Mande sua opinião ou sugestão para nossa equipe redacao@oamarelinho.com.br