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Luciano Lugli é sócio-fundador da Especialista do Lar | Foto: Divulgação
publicado em 29/06/2017
5 perguntas a se fazer para investir em reforma e construção
Especialista dá dicas para empreender em franquias de serviços do ramo.
As franquias de serviços de obras e reformas atraem a atenção de alguns empreendedores por algumas razões. Baixo investimento no negócio, percepção de que sempre há demanda nesta área ou pelas experiências negativas. Contratar um bom pedreiro, encanador, eletricista ou outro especialista não é uma tarefa fácil. 

Contratar uma empresa para resolver tudo pode ser uma proposta interessante e é isso que torna esse tipo de franquia um diferencial competitivo. “O mercado de reformas e construção não foi prejudicado com a crise, pois as pessoas deixaram de considerar a possibilidade de comprar um imóvel, devido aos riscos e a alta dos juros nos últimos anos, e passaram a investir mais na manutenção e reforma dos imóveis”, diz Luciano Lugli, sócio-fundador da Especialista do Lar, franquia de serviços de manutenção, reparo, construção e reforma para residências, condomínios e empresas.

Mão de obra especializada é um diferencial
Mão de obra especializada é um diferencial (Foto: Divulgação)
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o setor de materiais de construção apresentou alta de 3,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior. “Esse tipo de franquia é uma alternativa de investimento e de abrir o próprio negócio. Mas, para ter sucesso, é fundamental que o empreendedor faça a si mesmo algumas perguntas”, recomenda Lugli.
 
1. Tenho afinidade com esse tipo de atividade? 
Parece um tanto óbvio, mas nem todas as pessoas fazem esse questionamento. Não existem fórmulas mágicas para lidar com o problema da mão de obra, sendo que a única forma de lidar com essa questão é realizar um bom e criterioso processo de gestão de pessoas. Avalie se a franquia desejada dará suporte e como será esse apoio.

2. Tenho ao menos uma ideia do que seja gestão de processos?
Procure entender como a franquia garante que o atendimento dado ao cliente é eficaz, padronizado e de forma organizada. A gestão de processos é fundamental para garantir a satisfação e, quando o empreendedor não dá importância a isso, a qualidade dos serviços dependerá totalmente da habilidade da equipe. Todos os colaboradores, sejam administrativos ou operacionais, precisam ser treinados com a clareza do que se espera dos serviços executados por eles.

3. Posso abrir a franquia para não ter que trabalhar muito e enriquecer em pouco tempo?
As franquias desse segmento, em sua maioria, são serviços de pequenos reparos e reformas e, de um modo geral, geram um tíquete médio baixo. É importante que a franquia ofereça suporte para a realização de contratos para obras maiores e prestação de serviços direcionadas às empresas para ter um faturamento maior. Esse é um tipo de negócio que não possui um teto de faturamento, pois o seu limite operacional será o número de equipes em diferentes obras. 
 
4. Qual a importância da área comercial para atingir os resultados?
Para o franqueado conseguir gerar bons resultados é fundamental fazer um trabalho comercial consistente. Nem todos têm o perfil comercial agressivo, portanto é importante a franqueadora oferecer suporte nesta área, auxiliando no fechamento de bons contratos ou mesmo desenvolvendo parcerias com grandes empresas que gerem vendas efetivas. 
 
5. É importante ser uma pessoa inovadora?
Vivemos em uma sociedade em constante transformação e uma das exigências para uma empresa se manter forte no longo prazo é a capacidade de inovar e se renovar para atender às novas demandas do público.