Página inicial > Notícias > Fatecs abrem inscrições para processo seletivo
Gastão Guedes. Candidatos conferem lista de aprovados no vestibular para segundo semestre de 2017
publicado em 12/11/2017
Fatecs abrem inscrições para processo seletivo
Prazo para se inscrever em cursos que começam no primeiro semestre de 2018 vai até 7 de dezembro.

As Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo estão com inscrições abertas para processo seletivo, com exame marcado para 14 de janeiro de 2018. São 14.130 vagas gratuitas distribuídas entre os 73 cursos de graduação tecnológica. As unidades e as áreas de formação podem ser conferidas no endereço www.vestibularfatec.com.br, onde também deve ser feita a inscrição.

As novidades são os cursos de Gestão de Energia e Eficiência Energética e o de Manufatura Avançada. O primeiro será disponibilizado na Fatec Campinas e o segundo na Fatec São José dos Campos. "Os cursos foram formulados a partir de demandas específicas identificadas em várias regiões do Estado, tanto que já estão começando em algumas unidades e deverão em breve ser lançados em outras localidades", afirma o coordenador de ensino superior de graduação do Centro Paula Souza (CPS), André Alves Macêdo, acrescentando que a Fatec São Carlos vai passar a oferecer Gestão de Recursos Humanos.

O interessado em uma das vagas deve ter concluído ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso. Na inscrição é necessário preencher o formulário e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 64,80 (em dinheiro), em qualquer agência bancária.

O candidato com deficiência que necessita de condições especiais para fazer a prova deve mencionar sua necessidade na ficha de inscrição eletrônica. Será preciso a apresentação de laudo médico, emitido por especialista, até 7 de dezembro. O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus. Para ter esse direito, é preciso fazer a autodeclaração na inscrição.

O candidato também deve informar se é egresso do ensino público. A comprovação de que cursou na íntegra o ensino médio na rede pública federal, estadual ou municipal será exigida na matrícula por meio do histórico ou declaração escolar. É indispensável que o interessado verifique se realmente tem direito à pontuação acrescida, pois a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida caso as informações não atendam às condições em sua totalidade.