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publicado em 23/06/2016
Como evitar erros comuns ao falar em público
Apresentações em público fazem parte da rotina de profissionais em diferentes cargos e campos de atuação, mas nem sempre o resultado é satisfatório.
Para não fazer feio diante de chefes, clientes, equipes e espectadores em geral, a linguista e pesquisadora Vivian Rio Stella, diretora da VRS Cursos, revela os quatro principais erros da comunicação em público e o que fazer para escapar não os cometer deles. 

O primeiro equívoco erro, segundo Vivian, é não planejar adequadamente a apresentação. Na correria do dia a dia, muitos profissionais deixam para preparar o material na última hora, excedendo na quantidade de dados e comprometendo a performance. A falta de planejamento pode impactar a imagem de quem se apresenta, – seja em relação à sua credibilidade, desenvoltura e conhecimento do tema, – e da empresa representada. “É recomendável reservar um tempo na agenda para preparar o script roteiro da apresentação, os slides e treinar o tema abordado, especialmente as informações mais impactantes. Fazer isto é encarar a comunicação em público como parte integrante da atividade profissional e respeitar as pessoas que estarão presentes no público”, explica.

Para a consultora, no momento mais tenso da apresentação, o orador deve mostrar-se confiante e preparado. De acordo com Vivian, em uma introdução adequada, o profissional deve apresentar-se brevemente (caso a plateia não o conheça) e explicitar o objetivo da apresentação do encontro, ressaltando a relevância do tema para os ouvintes, a fim de ganhar sua atenção dos ouvintes para revelar mostrar a agenda de tópicos e o ponto focal da reunião o encontro. “Ao fazer isto, a plateia recebe logo no início uma importante mensagem: o palestrante tem confiança e se preparou para a apresentação”, destaca.

Outro  terceiro passo para não errar ao se comunicar em público é evitar encerrar a apresentação de forma repentina. Um fechamento efetivo requer que o profissional verbalize o término do evento (exemplos: para encerrar, para concluir, por fim), resuma os três principais tópicos já expostos e reforce a mensagem principal da apresentação. “A partir de então, o profissional pode abrir espaço para perguntas e deixar seu contato. Só assim a plateia poderá lembrar-se, de forma consistente, dos itens mais importantes apresentados”, completa.

Para finalizar, a consultora fala da importância da linguagem corporal. Ombros para baixo, expressão séria demais, voz baixa ou muito alta, falta de ênfase em palavras-chave, excesso de movimentação e gestos extremamente amplos denotam falta de conexão entre a expressão do corpo e a mensagem falada e são algumas das principais falhas cometidas por profissionais ao falar em público. De forma geral, para passar credibilidade, a recomendação é posicionar-se de frente para a plateia, com o corpo reto (evitar ombros caídos) e os pés ligeiramente separados (garante o equilíbrio corporal). Segundo Vivian, é fundamental manter o contato visual com a plateia os presentes, gesticular na altura da cintura e de forma compatível com o que se fala. “É imperioso que o emissor da mensagem pareça natural, expressivo, dinâmico e seguro”, completa.
 
Cynthia Grilo
é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atua na área há 15 anos, com foco no mercado de trabalho e capacitação.
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