Página inicial > Notícias > Vários serviços em um toque
Foto: Liliane Lemma
publicado em 04/12/2016
Vários serviços em um toque
Plataformas digitais e aplicativos podem ajudar quem quer se aperfeiçoar na carreira ou busca uma renda extra para reforçar o orçamento familiar.
Novas plataformas digitais podem ser grandes aliadas para quem está fora do mercado de trabalho, busca uma renda extra ou o aperfeiçoamento de carreira.

Exemplo é o Pegcar, um site de aluguel de carros direcionado para quem busca uma fonte de renda, transformando o veículo em algo rentável, alugando-o por hora, dia ou semana. O pagamento é feito via transferência bancária ou por meio de cartão de crédito.

O site foi idealizado pelos administradores Conrado Ramires e Bruno Hacad. Por conta do crescimento da economia colaborativa no Brasil, eles deixaram suas carreiras no mercado financeiro. “Nosso objetivo é compartilhar o maior número de carros possível e contribuir para uma mobilidade urbana mais inteligente e uma sociedade mais sustentável”, explica Ramires.

A rede é 100% on-line e para cadastrar um carro na plataforma basta ao proprietário preencher os dados pessoais e do carro, assim como enviar fotos e informações sobre o período de disponibilidade para as locações. O condutor, por sua vez, consegue fazer a busca por carros próximos de onde estiver, faz a reserva e se encontra com o proprietário para apanhar o veículo em data e local combinados.
Gabriela Marim se cadastrou no Pegcar e aluga seu carro a terceiros
Gabriela Marim se cadastrou no Pegcar e aluga seu carro a terceiros (Foto: Liliane Lemma)

Cadastrada no PegCar desde maio, Gabriela Marim viu no serviço a possibilidade de obter uma renda alternativa ao desemprego. Desde que começou a locação do seu carro, já recebeu R$ 3.888,00, mas vê outra vantagem do PegCar. “A facilidade de alugar o carro desestimula as pessoas a comprar outro veículo, diminuindo a frota e melhorando o trânsito.”

Carreira
A tecnologia também tem auxiliado no desenvolvimento de carreira. Para ajudar os jovens na escolha da profissão, os alunos dos cursos de Engenharia da Computação e Psicologia da Universidade Positivo desenvolveram o aplicativo Vocação UP, disponível em IOS e Android para download gratuito. São descritas 36 situações vivenciadas em profissões e o usuário pode observar com que área do conhecimento tem mais afinidade, sendo indicados os cursos superiores que se encaixam mais ao seu perfil.

Para o psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo e autor do livro “‘Profissões: pais preocupados, filhos inseguros’, o jovem deve conhecer a diversidade de carreiras oferecidas no mercado e identificar quais atividades desenvolvidas mais lhe agradam. “Para ser bem-sucedido, é preciso gostar da profissão.”

Já a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC) lançou um aplicativo para estimular o pensamento positivo, a proposição de metas para o dia a dia e alavancar a carreira, o “SLAC Coaching”. Um dos diferenciais é a aba Minuto de Coaching, por meio da qual o usuário recebe mensagens inspiradoras em forma de reflexões diárias direcionadas para promover seu crescimento pessoal e estimular o maior aproveitamento das oportunidades. “O objetivo é informar, incentivar e promover interação. Há conteúdo relevante atualizado todos os dias. O foco é fornecer a informação correta em conteúdo de fácil acesso” resume Sulivan França, fundador da SLAC no Brasil.

Há também textos com dicas sobre atitudes para desenvolvimento de carreira ou elucidações sobre a diferença entre ser/ter um chefe e ser/ter um líder, por exemplo. “O conteúdo é pensado para melhorar a forma de lidar com as diversas questões profissionais e pessoais”, explica França.
 
Cynthia Grilo
é formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), atua na área há 15 anos, com foco no mercado de trabalho e capacitação.
Gostou da matéria? Mande sua opinião ou sugestão para nossa equipe redacao@oamarelinho.com.br