Página inicial > Notícias > Planejamento deve ser realizado sempre
Foto: Shutterstock
publicado em 07/12/2016
Planejamento deve ser realizado sempre
Analisar a própria trajetória e vocações pode auxiliar as pessoas a encontrarem um novo caminho para alcançarem seus sonhos e objetivos.
Para quem está ingressando, em atuação ou em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, planejar a carreira deve ser uma atividade contínua. “Não existe uma linha reta. Nem sempre aquilo que foi o seu sonho e conseguiu realizá-lo há 10 anos vai mantê-lo feliz para sempre”, afirma André Luiz Dametto, professor de pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas na Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundador da ALD Consultoria. 

André Luiz Dametto
André Luiz Dametto (Foto: Divulgação)
Para ele, negligenciar a gestão de carreira é um erro e as pessoas precisam ter consciência de que a autoavaliação da vida profissional é indispensável em alguns momentos. “Não se trata apenas de questões pessoais, fatores externos também influenciam. O mundo é plano e conectado e determinadas decisões ou acontecimentos afetam a todos. É importante o profissional entender que ninguém está imune”, ensina.

Segundo Dametto, nestes momentos entra em cena uma jornada marcada por três marcos importantes. No primeiro, deve-se apreciar sua história de vida e pensar nas vocações carregadas desde a infância, seus valores pessoais e influências. Feito isso, é hora de se redescobrir e definir, a partir de características e habilidades, qual o seu diferencial e como ele pode ajudá-lo a se destacar no mercado. Por fim, deve-se colocar em prática um plano de ação com base nos objetivos pessoais e profissionais almejados. 

O professor chama esta fase de prototipar. “Após essa reflexão, pense nas conclusões alcançadas e crie projetos, planeje os passos para uma mudança de carreira ou uma promoção, tire as ideias da gaveta e avalie como colocá-las em prática. Lembre-se de que a gestão de carreira é um processo constante de experimentação e quanto mais você cuidar dela, maior será a sua assertividade”, finaliza. 

 
Aline Ferreira
é formada em Jornalismo e estudante de Cinema. Como repórter, atuou em editorias de Cidades, Política e Cadernos Especiais de jornais impressos.
Gostou da matéria? Mande sua opinião ou sugestão para nossa equipe redacao@oamarelinho.com.br