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publicado em 26/04/2015
Construindo um networking eficaz e poderoso
O vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor, José Ricardo Noronha, dá dicas essenciais para quem quer praticar um networking eficaz.
José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor.
José Ricardo Noronha é vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. (Foto: Divulgação)
No mundo dos negócios, uma das mais importantes atividades e habilidades dos profissionais é a de estabelecer um bom e poderoso networking. Segundo o vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor, José Ricardo Noronha, há ainda muitos “profissionais do relacionamento” que saem distribuindo seus cartões de visita, portfólio ou brochuras de seus produtos e serviços sem demonstrar qualquer desejo real de estabelecer um relacionamento verdadeiramente interessado na outra parte e de onde podem surgir oportunidades de negócios que tragam benefícios mútuos. Em entrevista ao Jornal Novo Emprego “O Amarelinho”, Noronha fala de dicas essenciais para quem quer praticar um networking eficaz, valorizando relacionamentos de qualidade e marcados por interesses recíprocos e genuínos.

Como você definiria networking? 
De forma bastante simples, networking nada mais é do que a arte de criar e fomentar, ao longo do tempo, uma rede de relacionamentos, a qual precisa ter, por princípios, o desejo genuíno de ajudar e aprender com o próximo e de buscar oportunidades de negócios interessantes para ambas as partes (que muito tem a ver com o conceito denominado “win-win” ou “ganha-ganha”). 

Isto seria a lei da reciprocidade?
Sim. Sempre que obtiver a ajuda de alguém, faça o que puder para retribuir. Esteja sempre próximo com seus contatos e não apenas nos momentos em que precisar de ajuda. E, quando puder, compartilhe artigos, dicas e experiências que acredita serem de grande valia para seus contatos. Portanto, cuide sempre e com o maior carinho e cuidado da sua rede de relacionamentos, pois ela é um instrumento poderosíssimo para o seu sucesso e para o êxito dos seus contatos. Reciprocidade é tudo quando se fala em networking!

O que significa dizer “networking é a arte de ser interessante, sem ser interesseiro”? 
É uma descrição precisa, inteligente, realista e, infelizmente, não colocada em prática por tanta gente que ainda acredita que o mais importante no processo de montagem de uma rede de relacionamentos, é a quantidade, em vez da qualidade. Afinal, do que vale ter milhares de pessoas em suas redes de contato pessoais, profissionais e sociais (Linkedin, Facebook, etc.), se todos esses contatos forem apenas superficiais?

Então focar na qualidade e não na quantidade é essencial?
Essa é uma regra de ouro para um networking bem realizado. O foco deve ser sempre na construção de uma rede de relacionamento eficiente e a mais diversa possível (para ampliar suas possibilidades e oportunidades). E eficiência muitas vezes não combina com quantidade, pois, quanto maior for a rede de relacionamentos, menores serão as possibilidades de se estabelecer relações reais e mais profundas com as pessoas.


A rede de relacionamentos é um instrumento poderoso para o seu sucesso e para o êxito dos seus contatos.
Reciprocidade é tudo quando se fala em networking!



Desta forma, um bom networking pede um interesse genuíno por pessoas?
Sim, o profissional deve mostrar-se realmente interessado em conhecer outras pessoas, com visões e experiências distintas das suas e aprender o máximo que puder com elas. A ideia é ampliar sempre o seu repertório de conhecimento. E, quando for pedir ajuda, tentar ser o mais específico que puder, deixando claro os seus objetivos profissionais e as suas “empresas-alvo”, que devem ser aquelas nas quais enxerga plena congruência de princípios, missão e visão de existência, de acordo com os seus valores.

Por que é importante ampliar o networking dentro da própria empresa?
O bom networking nunca deve se resumir apenas aos contatos que estão fora de sua empresa. O profissional amplia suas possibilidades ao se conectar com o maior número de colegas que puder, especialmente ao levar em consideração que a tendência é de que eles sejam os melhores conhecedores das suas habilidades, competências específicas, pontos fortes e dons no ambiente de trabalho.